Edição de Widget de imagem
Designacao:
Url:
Nova janela:
Ficheiro:

newsletter


Edição de Widget de imagem
Designacao:
Url:
Nova janela:
Ficheiro:

Novidades
DSC09307
5 Sentidos - Audição 11/15/2015

audição, capacidade de perceber sons, é possível graças à orelha humana, que possui mecanorrecetores capazes de captar as ondas sonoras. Esses recetores estão localizados na cóclea, uma estrutura em forma de tubo cónico localizada na orelha interna.

Com a audição podemos ouvir: os pássaros a cantar, a voz dos nossos familiares... Porque ouvimos, conseguimos conversar com os nossos amiguinhos, podemos ouvir o que a professora diz e diversos sons que existem no ambiente em que vivemos.

Atividades realizadas:

 

  • Sons da rua
  • Sons do dia a dia
  • Sons de animais
  • Canções mimadas e ritmadas (Kokoleoko)
  • Reconhecimento de vozes
  • Família de instrumentos (madeira, metal, pele)
 

 
DSC09046
5 Sentidos - Olfato 11/15/2015

olfato está relacionado com a capacidade de perceber odores. Essa perceção é possível graças à estimulação do epitélio olfatório, localizado no teto das cavidades nasais. Esse epitélio é rico em células nervosas, mais precisamente em quimiorreceptores.

Através deste sentido podemos sentir o cheiro das coisas como, o cheiro de uma fruta, da comida da mãe, perfume... mas sentimos também os cheiros maus como por exemplo o cheiro intenso do queijo, o chulé dos nossos pés, os puns...

Fizemos algumas atividades:

  • Massagens aromatizadas com velas
  • Desenhos com pacotinhos de chá
  • Relaxamento com alfazema
  • Descobrimos diferentes alimentos só pelo seu cheiro
  • Cheirámos perfumes e reconhecemos os que correspondem aos nossos familiares 

 

 

 
DSC09153
5 Sentidos - Paladar 11/15/2015

paladar, juntamente ao olfato, é responsável por garantir a perceção do sabor e textura dos alimentos. A boca é o local onde esse sentido é percebido, o que acontece em virtude da presença de saliências conhecidas como papilas gustativas, que são capazes de perceber sensações táteis, além dos sabores doce, azedo, salgado, amargo e ácido.

Através deste sentido podemos sentir o gosto da comidinha que a mãe prepara, podemos sentir quando uma fruta é doce, é salgado, é azedo, quente ou gelado.

Eis algumas atividades desenvolvidas:

  • Degustação de sabores
  • Visita à Panicaco
  • Experiências com leite e corante alimentar
  • Gincana do ciclo do leite
  • Diferenças entre açúcar e sal
  • Matemática alimentar 
 

 
DSC09949
5 Sentidos - Tato 11/15/2015

tato é responsável por perceber vibrações, captar a pressão, além de perceber a dor e as diferenças de temperatura. Diferentemente dos outros sentidos, ele não está localizado num só sítio, pois está presente em praticamente todas as regiões do corpo, uma vez que os receptores localizam-se na pele. Entre os principais receptores encontrados na pele.

Através deste sentido, conseguimos sentir a textura das coisas. Sentirmos quando o que tocamos é liso, é àspero, peludo, macio, quente, frio, gelado e até dor quando nos magoamos.

Atividades realizadas a par com a temática Halloween:

 

  • Pega monstros
  • Caixa assustadora
  • Toca e sente
  • Caixas sensoriais
  • Livros
  • Digitinta
  • Pintura sensorial

 

 

 
DSC09082
5 Sentidos - Visão 11/15/2015

visão é captada pelos nossos olhos, onde há a presença de fotorrecetores capazes de responder a estímulos luminosos. Esses recetores estão localizados mais precisamente na retina e podem ser classificados em bastonetes e cones. Os bastonetes são sensíveis à luz, mas não são capazes de perceber as cores. Os cones, por sua vez, possibilitam a visão em cores e são menos sensíveis à luz.

Com este sentido podemos ver as flores, o mar, o pai, a mãe, os passarinhos e podemos também a variedades de cores que existem.

Atividades realizadas:

  • Audição de histórias (braille)
  • Obra de arte de Kandinsky
  • Experiências
  • Teatro de sombras
  • Quem é quem
 

 
DSC09160
5 Sentidos - Visitas de estudo 11/15/2015

Com o projeto os 5 sentidos surgiram diferentes visitas de estudo:

 

  • Na semana do PALADAR visitámos a Panicaco onde inicialmente colocámos a mão na massa e terminámos com um delicioso lanchinho de bolo do caco com fiambre/queijo/manteiga/doce/nutella, mnham mnham!
  • Na semana da AUDIÇÃO entrámos numa aventura pelo fundo do mar proporcionada pela Odisseia Imersiva. Que experiência enriquecedora! Parecia mesmo que estávamos no fundo do mar com tantos sons à nossa volta!
  • Na semana do TATO recebemos a mãe da nossa amiga M.M. que nos ofereceu um workshop de biscuit. Construimos o nosso pote das bolachas!
  • Na semana da VISÃO tivemos o privilégio de receber na nossa escola o grupo de teatro Andante que nos dramatizou a história "Afinal o Íbis", um texto lindo de Fernando Pessoa.

Obrigada pais por nos permitirem aumentar e enriquecer o nosso património cultural com todas estas experiências!

 

 
DSC08974
A brincar crescemos 11/15/2015

A brincadeira tem de se levar MUITO a sério e nós somos os primeiros a fazê-lo, eheh!!

 

 
DSC09715
Aniversários 11/15/2015

Parabéns príncipes e princesas, que sejam sempre tão grandes e cheios de alegria!

 

 
DSC08988
Dia dos Castelos 11/15/2015

O Dia dos Castelos foi comemorado no dia 7 de Outubro com muita alegria e boa disposição por todas as nossas crianças.
 

Crianças, seus familiares e amigos foram convidados a ser princesas e príncipes por um dia!

As crescidas prepararam um teatro levando-nos a viajar até ao tempo dos Reis e Rainhas. Dramatizaram a lenda das rosas da Rainha Santa Isabel.

Vestiram-se a rigor e graças ao cenário e adereços parecia que estávamos mesmo perante um milagre, eheh! 
 

D. Isabel, a mulher de D. Dinis ocupava todo o tempo que tinha a fazer bem a quantos a rodeavam, visitando e tratando doentes e distribuindo esmolas pelos pobres. 

 


 
DSC09311
Halloween 11/15/2015

O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de Outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.

A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditava que no último dia do verão (31 de Outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.

Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de Novembro).

Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.

O nosso dá cá “veste-se” a rigor e as crianças fazem parte de todo o processo. Aproveitamos esta data para brincar ao doce ou susto, dismistificamos medos e é mais um motivo de partilha entre escola-família. 

 

 
DSC09737
Parque das Quintinhas - caminhada 11/15/2015

Sempre que o tempo permite, reorganizamos a nossa rotina e lá vamos nós, com um sorriso de orelha a orelha, até ao parque!

Fazemos uma agradável caminhada até chegarmos ao nosso destino, eheh! É sempre tempo de aprender a cuidar do outro no comboio, a relembrar regras de trânsito, a cantarolar... É sempre tempo de encher o nosso coração de alegria e vida!

 

 
DSC09803
Projeto Os 5 Sentidos 11/15/2015

As brincadeiras das crianças estão, desde muito cedo, recheadas de ciência e de tecnologia, sempre que a criança puxa/empurra um objeto, quando dá um pontapé numa bola, quando dá balanço e sobe mais alto no baloiço, quando sobe e desce o escorrega e ao tocar num amigo sente um choque eléctrico, ou, quando na banheira faz flutuar os brinquedos ou fica a ver outros objetos a afundar, quando prova uma goma e sente como é doce, ou saboreia uma rodela de limão e percebe que o seu gosto é ácido, quando o cheiro do café o faz lembrar-se da sua mãe, ou perante o ar frio sente as mãos geladas, ela está a aprender.

As aprendizagens que a criança realiza nestas circunstâncias decorrem da ação, da manipulação natural dos objetos e situações que têm ao seu redor, usando, claro está, o seu corpo, mais propriamente os seus cinco sentidos! Assim ela cria uma situação, coloca uma questão inicial que quer ver respondida, avança hipóteses, cria uma ação manipuladora e testa as suas ideias iniciais, confrontando as suas conclusões com as dos seus pares e juntos acabam por chegar a uma conclusão, fazem tudo isto de forma informal e natural, mas fazem-no com um rigor digno de ser chamado de científico!

Surgiu-nos então o desejo de aprender mais e para tal demos início a um projeto comum a todas as salas. Obrigada a todos por terem embarcado 

 

 
DSC09622
São Martinho 11/15/2015

O dia 11 de novembro chegou e com ele o Verão de São Martinho! Como já vem sendo hábito no nosso dá cá fazemos o Magusto todos juntos! Este ano a pequenada dramatizou a lenda de são Martinho transmitindo os valores da partilha e amizade a todos os nossos familiares.

Foi uma tarde muito bem passada onde a par das castanhas/batata doce, também comemoramos o aniversário da nossa educadora Rita e do nosso amigo P.V.

Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França. 

Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo. 

Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam. 

De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola. 

Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre. 

Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão! 
Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.

 

 
IMG_20151001_103600
Instrumentos de trabalho - Sala Azul 10/4/2015

Na nossa sala surgiram dois instrumentos de trabalho:

1.     Mapa do tempo,

2.     Mapa das presenças.

Todos os dias, aquando da reunião da manhã, iremos observar o tempo, marcando-o no respetivo mapa. Uma vez que estamos a conhecer o mundo e, tudo ser uma novidade para nós, teremos ajuda de cartões que nos facilitem catalogar o tempo.

Em seguida, marcaremos as presenças. Quem está presente, colocará a foto na casa representativa do colégio; os amigos, que por algum motivo não se encontram presentes, verão posteriormente a sua fotografia colocada na outra casa.

 

 
DSC08870
6ª feira a contar histórias - Cadeirão das estações 9/30/2015

As crescidas da Sala Laranja presentearam-nos com o teatro do cadeirão das estações, onde relembrámos as características do Verão e do Outono. 

Posteriormente passeámos por uma gincana de atividades:

  1. Dançar ao som de Vivaldi
  2. Saltar como as folhas do Outono
  3. Observar pinhas e folhas em água (experiências)
  4. Colar do Outono (padrões)
  5. Soprar folhas (diferença de tamanho e peso)
 

 
DSC08855
Doce de Marmelo - Sala Laranja 9/30/2015

Obrigada pais por nos terem ofertado com muita fruta do Outono! Juntos descobrimos imensos sabores, cheiros, formas, tamanhos, etc.

Recebemos imensos marmelos pelo que decidimos fazer doce! O nosso masterchef Márcio ficou orgulhoso dos nossos dotes culinários (apesar de já não estar no nosso dá cá, está sempre a uma chamada de telemóvel, eheh).

Adorámos o cheirinho que nos chegava da panela... ficou delicioso!

Partilhámos convosco e o valor que nos deram, a educadora Rita comprou um livro fantástico de receitas!

Aguardem novas experiências culinárias!!

 

 

 
salaverde3.1
Mural do fundo do mar - Sala Verde 9/30/2015

Com esta semana terminamos o nosso projeto “O Fundo do Mar” e a nossa maior novidade é…

O mural do Fundo do Mar!

Para dormirmos “com os peixinhos”, com sonhos tranquilos, resolvemos terminar o projeto com a elaboração de um mural que representasse o oceano e os vários seres vivos que conhecemos ao longo destas duas semanas. E, para tal, pedimos ajuda aos amigos da Sala Azul, aos amigos da Sala Laranja e aos nossos queridos pais e familiares! Tivemos uma grande adesão a esta nossa proposta, o que deixou não só o nosso trabalho mais enriquecido, como também nos encheu o coração. Obrigada papás, por tudo! Só assim faz sentido, uma educação partilhada e com todo o vosso apoio. Assim se trabalha em harmonia no Dá Cá Miminhos!

 

 
5
O Outono da sala Azul 9/30/2015

O Outono chegou à sala azul! As folhas vieram até há nossa sala e nós podemos descobrir um pouco mais sobre esta estação do ano.

No Outono o vento sopra com muita força e os raminhos das árvores abanam, abanam e deixam cair no chão as folhinhas amarelas, castanhas e algumas verdes.

 

 
2
O recreio da Sala Azul 9/30/2015

O recreio faz parte da nossa rotina diária, sempre que o tempo assim o permite.

Durante este mês agradecemos o facto de o tempo nos permitir aproveitar a área do recreio. Nesta área a criança brinca livremente e faz atividades de motricidade. 

Faz exploração do espaço e interage com todas as crianças do Colégio.

 

 
1
Os animais chegaram à Sala Azul 9/30/2015

Os animais chegaram a nossa sala!!Iupi

Nos adoramos estes animais, brincar com eles é sempre uma alegria, imitamos os animais ao fazer pequenos sons.

Gostamos tanto, que está quase a sair do “forno” um projeto sobre estes animais que despertam tanto a nossa curiosidade. Estejam atentos, teremos mais novidades para breve!

 

 
salaverde4.1
Outono na Sala Verde 9/30/2015

Esta semana demos as boas vindas à nova estação: o outono! Ficamos a saber que agora o tempo vai mudar, vai fazer mais frio e temos de usar casaco para irmos até ao nosso pátio brincar, um momento que tanto apreciamos. Tivemos oportunidade de dizer adeus ao Sr. Verão em pessoa, que nos prometeu regressar para o ano com mais férias, praia e bom tempo.

Por agora, ficamos com o vento a soprar e as folhas voando e foi sobre isso mesmo que nos debruçamos esta semana. Começamos a nossa árvore da sala, para a qual usamos os contornos do nosso corpo para desenhar o tronco e os ramos, enquanto que as nossas mãos serviram para estampar umas belas folhinhas.

Além disso, contamos e comparamos as folhas, ordenamo-las da maior à mais pequena. Tivemos ainda oportunidade de viver “A aventura do Outono”, um percurso com chapéus de chuvas, poças para saltar, colinas para subir e pinhas para colher. Que divertido!

Ah e papás, não esqueçam do nosso pedido. Ajudem-nos a trazer mais e diferentes folhas para a nossa sala. Todos agradecemos!

Mil beijinhos,

 

Sala Verde

 

 
Sem Título
Sala Azul - novo ano 9/30/2015

Por cá, já está tudo preparadíssimo para recebermos os pequenotes que iniciam o ano letivo 2015/2016 no nosso colégio, a sala Azul já está preparada para acolher e acarinhar as crianças que vão dar alegria e cor a esta sala.

A sala já está devidamente equipada e decorada para iniciarmos mais um ano letivo repleto de brincadeiras, jogos e atividades que farão com que os pequenotes se tornem (pequenos) grandes artistas e se desenvolvam física e emocionalmente.

A equipa já está pronta para os receber de braços abertos, preparada para um primeiro período de adaptação em que conheceremos cada uma das crianças, com a sua própria individualidade, para que possamos dar-lhes as respostas às necessidades e interesses.

 

 
DSC08921
Aniversário do V 9/29/2015

P A R A B É N S !

 

Desejamos que a vida te seja sempre generosa.

Beijinhos e miminhos 

 

 
DSC08746
Chegou o Outono - Sala Laranja 9/23/2015

E eis que segundo uma fonte segura, o Outono chegou hoje pelas 9h20… E com ele uma série de explorações e atividades que nos ocupou estes últimos dias e irá ocupar muitos mais.

Esta nova estação do ano fez-nos "arregaçar as mangas" e começar logo à procura de elementos que a identificassem...


Após uma chuva de ideias sobre quais os nossos conhecimentos acerca desta estação, partimos à aventura. Folhas de tantos tamanhos, feitios e cores foi o que descobrimos aquando uma saída ao Parque Aventura no sentido de observar e explorar a Natureza que nos rodeia…

Por conseguinte, na sala, percebemos porque as folhas mudam de cor e caiem das árvores nesta época, entre outras aprendizagens (o teatro do “Cadeirão das Estações” sintetizou toda a informação).


Não nos ficámos por aqui e quisemos reportar as nossas vivências de casa para a sala. Alguns de nós trouxeram diversos frutos do Outono que serviram de ponto de partida para explorarmos os nossos sentidos.


 

 
DSC08716
Expressão Motora - Sala Laranja 9/23/2015

O corpo que a criança vai progressivamente dominando desde o nascimento e de cujas potencialidades vai tomando consciência, constitui o instrumento de relação com o mundo e o fundamento de todo o processo de desenvolvimento e aprendizagem. Ao entrar para a educação pré escolar a criança já possui algumas aquisições motoras básicas, tais como andar, transpor obstáculos, manipulação de objetos de forma mais ou menos precisa. Tendo em conta o desenvolvimento motor de cada criança, a educação pré escolar deve proporcionar ocasiões de exercício da motricidade global e também da motricidade fina, de modo a permitir que todas e cada uma aprendam a utilizar e a dominar melhor o seu próprio corpo. Sendo assim devemos contribuir para um desenvolvimento multilateral, eclético, inclusivo e harmonioso das crianças.

 

 
IMG_1255
Mini projeto Fundo do Mar - Sala Verde 9/23/2015

Neste final de segunda semana já contamos com um grupo de amigos grande, já somos 15, uns “já da casa”, outros novos, mas todos cheios de boa disposição. Na segunda-feira, as crescidas lançaram um desafio: vamos desenvolver um mini projeto chamado “O Fundo do Mar”, que tem como principal objetivo transformar a Sala Amarela, a sala que usamos para a hora do descanso, num autêntico fundo do mar.

Para começarmos a conhecer os habitantes marinhos, ouvimos a história “O Senhor Cavalo-Marinho” com muita atenção e jogámos ao “Descobre que animal é este”, com cartões de animais e outros seres vivos que andam no mar, como o polvo, as algas, o tubarão, entre outros.

Fizemos ainda uma pintura para o cavalo-marinho, para ter cores ao nosso gosto, com brilhantes, carimbos de rolhas de cortiça, cotonetes e esponjas. Alguns de nós começaram também a criar a sua alforreca, com pratos e papel crepe, mas para a semana outros vão terminar. E, a propósito do tema dos peixes, aprendemos também a canção “one, two, three, four, five, once I caught a fish alive”.

Para a semana continuamos e temos surpresas para os papás!

 

 
DSC08647
Momentos de amizade - Sala Laranja 9/23/2015

Os minimeus da Sala Laranja (nome que a educadora Rita carinhosamente os chama), são um grupo para lá de enérgico e sedento de atividades físicas. Mas há que fazer posteriormente um retorno à calma e é habitual recorrer-se às maravilhosas massagens e jogos de concentração e exploração de pistas!

Momentos de partilha e amizade únicos!

 

 
DSC08696
Sala Laranja 2015-2016 9/23/2015

Olá!

Ano letivo novo, sala nova!

Todos os anos procuramos surpreender as nossas crianças com os espaços que tão bem conhecem!

Mudar móveis e alterar áreas é meio caminho andado para recomeçar um ano em grande! As mudanças são sempre bem vindas e feitas com amor e intencionalidade dão um novo impulso ao crescimento do grupo. 

Um bem haja às "lufadas de ar fresco", eheh!

São sempre bem vindos!

 

 
20150831_171617
Sala Verde 2015-2016 9/23/2015

Olá!

O mês de setembro é sempre de adaptação para todos e acabamos a primeira semana em grande! A grande novidade é a nossa Sala Verde, que está muito diferente e adaptada ao nosso tema e projeto deste ano “Das Histórias Nascem Histórias”. Agora, quando entramos somos logo acolhidos pela Área dos Livros e dos Jogos e pela Área de Trabalho.

Ainda nesta zona, logo à esquerda da porta, temos a Área do Conhecimento do Mundo, construída este ano, para que possamos desenvolver o nosso espírito científico e a nossa curiosidade.

Na segunda metade na nossa sala, para além destas áreas, encontra-se a zona do faz-de-conta, composta pela Área da Casinha, com todos os equipamentos necessários a uma cozinha e ainda uns confortáveis sofás, para se “fazer sala”.

À frente da casinha temos o fantocheiro, para estimularmos a nossa criatividade e a nossa capacidade de contar histórias, através da dramatização.

À direita, está a Área da Dramatização,

 

 
DSCF4508
A passos largos para a Primavera 3/7/2014

São Pedro coopera e dá-nos dias cheios para partirmos rumo às aventuras nas redondezas!

 

 
DSC04130
Ciências 3/7/2014

Adoramos ser cientistas de palmo e meio e explorar o mundo que nos rodeia!

 

 
DSC04193
Dia do coração cheio 3/7/2014

Eles são duas crianças a viver esperanças, a saber sorrir.
Ela tem cabelos louros, ele tem tesouros para repartir.
Numa outra brincadeira passam mesmo à beira, sempre sem falar.
Uns olhares envergonhados e são namorados sem ninguém pensar.

Foram juntos outro dia, como por magia, no autocarro, em pé.
Ele lá lhe disse, a medo: "O meu nome é Pedro e o teu qual é?"
Ela corou um pouquinho e respondeu baixinho: "Sou a Cinderela".
Quando a noite o envolveu ele adormeceu e sonhou com ela...

Então,
Bate, bate coração!
Louco, louco de ilusão!
A idade assim não tem valor.
Crescer,
Vai dar tempo p'ra aprender,
Vai dar jeito p'ra viver
O teu primeiro amor.

Cinderela das histórias, a avivar memórias, a deixar mistério.
Já o fez andar na lua, no meio da rua e a chover a sério.
Ela, quando lá o viu, encharcado e frio, quase o abraçou.
Com a cara assim molhada, ninguém deu por nada, ele até chorou...

 

 
DSCF3753
Projeto Paço Ducal de Vila Viçosa 12/28/2013

Obrigada família do M. B. pelo extraordinário projeto!

De uma forma super divertida e ilustrativa ficámos a saber:

  • As obras começaram no século XVI, pelo duque D. Jaime.
  • Do paço quinhentista subsistem algumas dependências no andar térreo. Com uma arquitetura ainda de sabor gótico.
  • O actual aspeto do palácio resulta de obras levadas a cabo por D. Teodósio, filho de D. Jaime. Mais de cem anos depois, será deste palácio que D. João, duque de Bragança, encabeçará a revolta contra o domínio espanhol, tornando-se, assim, após a Restauração no rei D. João IV.
  • No final do século XIX, o palácio foi muito utilizado pelo malogrado rei D. Carlos que aqui passou os seus últimos dias antes de ser assassinado, em 1908, no Terreiro do Paço, em Lisboa.
  • O palácio tem importantes coleções de cerâmica e ourivesaria, e mantém praticamente inalterado o mobiliário do tempo de D. Carlos, bem como a maior parte dos quadros pintados por este monarca.
 

 
DSC00761
Projeto Sala Laranja Dom João I 12/28/2013

Projeto trabalhado pela família do D.N.

Juntos aprendemos mais sobre este Rei:

  • 10º Monarca de Portugal. Nasceu em Lisboa, a 11 de abril de 1357, e morreu na mesma cidade, a 14 de agosto de 1433.
  • Filho ilegítimo do rei D. Pedro I e de D. Teresa Lourenço.
  • Foi consagrado Grão-mestre da Ordem de Avis.
  • Passou toda a sua adolescência em Avis.
  • Apaixonou-se por Inês Pires, de quem teve 2 filhos.
  • A 14 de agosto de 1385 enfrentou as tropas castelhanas numa Batalha que, apesar de Real, ficará para sempre conhecida como a Batalha de Aljubarrota, onde, com a sua destreza e o génio militar do seu Condestável do Reino, D. Nuno Álvares Pereira, levou a melhor sobre as tropas inimigas que eram em muito maior número que as suas.
  • Para comemorar esta vitória e cumprir a promessa que tinha feito à Virgem, mandou erigir o Mosteiro da Batalha.
  • Casou mais tarde com D. Filipa de Lencastre e teve 8 filhos.

Devido à forma como governou o país, deixou de si “ 


 
DSCF3809
Projeto Sala laranja Dom João II 12/28/2013
  • Obrigada família do S, C, por toda a informação!
     
     
     
    João II de Portugal
  • D. João II de Portugal foi o décimo-terceiro Rei de Portugal, cognominado O Príncipe Perfeito pela forma como exerceu o poder. 
 

 
DSC00788
Projeto Sala Laranja Dom José 12/28/2013

Obrigada família da M. F. por todo o empenho e dedicação na execução do projeto.

Aqui ficam algumas informações que assimilámos:

  • D. José I de Portugal de seu nome José Francisco António Inácio Norberto Agostinho de Bragança; nasceu em junho e morreu em fevereiro.
  • Cognominado O Reformador devido às reformas que empreendeu durante o seu reinado.
  • Casou com Dona Mariana Vitória de Bourbon.
  • Reinado marcado pelas políticas do seu primeiro-ministro, o Marquês de Pombal (reorganizou as leis, a economia e a sociedade portuguesas, transformand
 

 
DSC00735
Projeto Sala Laranja Mosteiro de Alcobaça 12/28/2013

Obrigada família da I. S. pela apresentação do projeto.

Apesar de termos adorado conhecer melhor o mosteiro o que mais nos marcou foi o romance de Pedro e Inês... deixaram os nossos corações a palpitar com tamanha história de amor!

 

 

 
DSC00708
Projeto Sala Laranja Torre dos Clérigos 12/28/2013

Obrigada família da A. L. em especial ao seu avô pelo carinho e dedicação na execução da torre, está maravilhosa! Adorámos o facto de a mãe e mano terem dispensado um pouco do seu tempo e apresentado o seu projeto!

Juntos descobrimos:

  • O conjunto chamado dos Clérigos, que inclui a igreja e Torre dos Clérigos, da autoria do arquiteto italiano Nicolau Nasoni, é considerado um dos melhores exemplares arquitetónicos do barroco portuense. 
  • A sua construção, iniciativa da Irmandade dos Clérigos, teve início em 1732, ficando a Igreja concluída em 1749 e a Torre em 1763.
  • Está situado no centro histórico do Porto e integrado na área classificada pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade desde 1996.

Incluída em todos os guias turísticos da cidade, a Torre é o ex-libris do Porto. Tem 76 metros de altura e uma escada em espiral com 240 degraus – um edifício que já foi considerado o mais alto de Portugal e que está classificado como monu

 

 
IMG_0439
Projeto Sala Laranja Dom Pedro IV 11/14/2013

Mais um projeto, este realizado pelos pais do A. C.! 

Muito obrigada pelo empenho e cuidado revelado!

Juntos aprendemos que D. Pedro IV era pai de Dona Maria II e que teve de travar uma batalha, que durou anos, com o seu irmão Miguel porque este se havia proclamado Rei Absoluto! 

Ganhou o cognome de Rei Soldado.

 

 
IMG_0358
Projeto Sala Laranja Dona Maria II 11/14/2013

Obrigada pais da I. P. pelo trabalho fantástico!

Juntos descobrimos que a Dona Maria II era uma mulher, mãe e Rainha, sabendo muito bem gerir todos estes papéis!

Teve 11 filhos e reservava sempre tempo para estar com eles!

Por ser uma amante da cultura, foi feito um teatro em sua homenagem: o Teatro de Dona Maria II!

 

 
DSCF3709
Dom Sebastião 11/12/2013

A Sala Laranja deu início a um novo projeto: "Reis e Rainhas e suas casas!"

Com a ajuda dos pais, descobrimos mais sobre a história do nosso país, este nosso Portugal plantado à beira mar!

Os pais do F.F. e da M.F. estão de parabéns!
 

Deixamos aqui algumas curiosidades:

  1. É conhecido pelo cognome de "o Desejado";

  2. Herdou o trono do seu avô D. João III com apenas 3 anos;

  3. Veio a tomar conta do reino com 14 anos;

  4. Sendo, além de jovem, muito religioso e influenciável, o seu modelo eram os antigos heróis e o seu sonho as grandes batalhas de combate aos infiéis. Daí que o seu principal projeto fosse conquistar Marrocos aos muçulmanos;

  5. Encontrou o exército muçulmano em Alcácer Quibir e aí se travou a célebre e infeliz batalha em que foram mortos ou feitos prisioneiros praticamente todos os portugueses que nela participaram;

  6. O rei também morreu na batalha, mas nenhum dos portugueses que regressaram disse que viu o seu corpo;

  7. Durante os anos que se seguiram, o povo acreditava que Dom Sebastião não tinha morrido na batalha e iria regressar a Portugal, numa manhã de nevoeiro!

 

 
DSCF3622
Halloween 2013 11/12/2013

E num abrir e fechar de olhos, chegou o Halloween!!!

Adoramos este dia... o nosso "dá cá" ganha uma nova decoração (nenhum espaço é esquecido, eheh); comemos guloseimas; pregamos sustos; desmistificamos medos; as crescidas preparam-nos ateliers assustadoramente divertidos (experiências, caça ao doce, degustação de abóboras e fantasmas com fruta, etc.); desfile de máscaras; lanche convívio com os pais, etc.

Obrigada a todos os pais e famílias por entrarem no espírito!

 

 

 
DSCF3287
Parque Aventura em Outubro 11/12/2013

Haja sol e disponibilidade que as crescidas organizam manhãs diferentes mas igualmente rica em aprendizagens ativas!

 

"O SOL FAZ A VIDA CRESCER!"

 

 
2013-05-16 17.12.10
Fábulas do Mundo A Carochinha e o João Ratão 6/10/2013

Obrigada à família da M. R. pela visita e pelo dramatização divertida de umas das nossas fábulas preferidas: "A Carochinha e o João Ratão"!

O reconto de fábulas tem uma importância múltipla para as crianças. Primeiro, pelo valor pedagógico, pois é um momento rico para alfabetização, favorecendo o desenvolvimento do pensamento abstrato. E segundo, pelo psiquismo, pois os contos "aproveitam-se" dos conflitos entre fadas e bruxas, entre gigantes e heróis, para diferenciar o bem e o mal, ou seja, os contos contribuem de uma certa forma para a formação do caráter da criança.

Possibilitam ainda que cada criança extraia da fábula a sua própria moral da história e incorporar os ensinamentos nas suas atitudes.

 

 

 
2013-05-23 17.38.42
Fábulas do Mundo Os Músicos de Bremen 6/10/2013

Obrigada à mamã M. e ao papá M. por serem super criativos e artistas! Adorámos a casa e todas as personagens feitas com pasta de papel! Juntos aprendemos, de uma forma bem lúdica, as letras O e L.

 

Era uma vez um burro que durante muitos anos tinha trabalhado para um moleiro, transportando pesados sacos de grão. Mas agora já estava velho e sem força. O seu patrão, pensando que o burro já não sevia para nada, nunca mais lhe deu de comer. O burro que não queria morrer à fome resolveu fugir.

"Vor para Bremen, a cidade dos músicos!", pensou.

"Já não tenho força para trabalhar, mas posso tocar!"

Ao longo da estrada encontrou um cão que lhe pareceu muito cansado.

"O que

 

 
DSCF2679
Fábulas do Mundo Gato das Botas 5/6/2013

Fomos presenteados pela visita da tia Tété do T.C. 

É uma ótima contadora de histórias conseguindo sempre captar a nossa máxima atenção!

Juntos aprendemos a letra X com a palavra apaiXonados!

Obrigada família Carrão!

 

 
DSC09019
Fantástico DIA DA MÃE 5/6/2013

Como a nossa diretora Cá disse:

Ser Mãe...
O dia a dia na vida de uma Mãe devia ter momentos diários como os que tive hoje no Colégio dá cá miminhos...depois de todas as tarefas diárias (trabalhar, ser mãe, fazer o jantar, organizar todo o dia seguinte para que nada falte à família...) vestir a t-shirt, as calças de fato treino, calçar o belo do teninho e "partir para o mundo imaginário dos nossos filhos"...brincar, partilhar com os amigos todos os sorrisos das coisas mais absurdas e engraçadas e por fim fazer as mais mirabólicas traquinices que nos fazem sentir VIVOS e ganhar mais força para continuar a lutar pelo amanhã. Mais uma vez adorei fazer e participar com todas as SUPER MÃES e com todos os SUPER FILHOS desta família maravilhosa que é o DÁ CÁ.
P.S. Adorei o serinball e aposto que vocês também...temos que repetir mais vezes...

OBRIGADA MAMÃS e OBRIGADA DÁ CÁ

 

 
DSC08933
Fábulas do Mundo A Branca de Neve e os 7 Anões 5/1/2013

Com um enorme entusiasmo, demos início a um novo projeto: Fábulas do Mundo!

É nosso objetivo envolver os pais nestes projetos que são sempre um desafio. 

Cada criança escolheu uma fábula e cabia aos pais:

  • Contá-la de uma forma lúdica e animada
  • Criar algo em 3D
  • Oferecer algo a cada criança representativo da Fábula
  • Trabalhar uma letra (maiúscula e minúscula)

Os pais do D. N. não puderam estar presentes mas fizeram o trabalho na perfeição ficando a cargo da Educadora Rita a sua dinamização!

As crianças adoram ouvir histórias, é com que um convite para viajarem pelo mundo extraordinário da imaginação!

 

 
144
Dia do Pai 2013 4/23/2013

 

Um PAI é mesmo uma pessoa muito especial.
Capaz de se dobrar, desdobrar, encolher e esticar… um pai transforma-se, num passe 
de mágica, nos objetos mais incríveis. Ou será que nunca repararam nos pais 
transformados que andam por aí?
Pais-cabides, pais-ambulâncias, pais-aviões, pais-sofás, pais-escadotes, pais-travões…
Basta abrir os olhos e observar!
Os nossos pais transformaram-se em jogadores de futebol e foi vê-los a marcarem golos e a dedicá-los a nós!
Obrigada a todos os que participaram e esperamos que tenham gostado do nosso presente!
 

 
DSC08561
Olimpíada da matemática 4/23/2013

Andamos empenhados em descobrir a matemática! :)

 

 
DSC08494
Páscoa 2013 4/23/2013

Uma doce e Santa Páscoa!

 

 
2
Roda Viva - Colónia de férias I 4/23/2013

Bem animados e de malas prontas seguimos para 3 dias de férias em Almoçageme.

Vivemos uma EXPERIÊNCIA MARCANTE e INESQUECÍVEL rica em aventura, descobertas, diversão, aprendizagem e amizade.

 

Um DESAFIO ao  Espírito de  Aventura  e  Descoberta!

As atividades realizadas estimularam o desenvolvimento das capacidades de autonomia, iniciativa, desembaraço, criatividade, raciocínio, responsabilidade, sociabilidade e do espírito de equipa; permitiram um maior contato com a natureza, história, lugares, etc.

 

 
439
Roda Viva - Colónia de férias II 4/23/2013

Obrigada pais por nos confiarem os vossos tesouros!

 

 
IMG_0868
Brincar ao Carnaval 2/26/2013

O Carnaval é uma data comemorativa muito divertida e para as crianças essa festa significa um momento de descobertas, conhecimento e curiosidades.

Encontrámos o nosso “dá cá” cheio de serpentinas, confettis e ouvia-se música animada!

Realizámos o habitual "Baile de Carnaval", em que as crianças mostravam com um sorriso de avenidas largas os seus fatos e máscaras.

Passaram o dia a brincar aprendendo, terminando com um saboroso e agradável lanche partilhado com as famílias!

 

 
284
Dia de São Valentim 2/26/2013

Dia de São Valentim ou ainda Dia dos Namorados é uma data dedicada à troca de mimos entre as pessoas que se amam.

As crianças, a cada ano que passa, também participam nesta comemoração, que incentivadas pelos crescidos, tentam usar a sua criatividade, seja através de uma frase ou de um desenho, para homenagearem a quem elas amam e “a quem”  elas acreditam ser o seu “Valentim”.

Este ano recebemos a visita do cupido que lançou setas espalhando amor entre todos!

 

 

 
DSCN5321
Parque das Quintinhas 2/26/2013

Sempre que o São Pedro permite, passeamos até ao Parque! Como somos felizes!!

 

 
091
Ateliers assustadores 11/4/2012

Gostamos de surpreender as nossas crianças com atividades lúdicas e pedagógicas dentro da temática que estamos a trabalhar!

Para o halloween montámos ateliers que promoviam a degustação de alimentos, jogos de movimento, técnicas de pintura, dramatização de histórias, etc. 

 

 
DSCN4244
Habilidades assustadoras 11/4/2012

Somos uns mestres na hora de decorar o nosso colégio! Adoramos experimentar as mais variadas técnicas de pintura!! :)

 

 
DSCN4442
Lanche do Halloween 11/4/2012

Doce ou susto?

Todos os pais apesar de deliciosos doces que partilharam conosco receberam muitos sustos, eheh!!!

Obrigada pela vossa presença! :)

 

 
DSCN3805
Biblioteca 10/16/2012

Obrigada pais por toda a informação partilhada!

Ao longo do projeto fomos explorando os livros, jogos, brinquedos trazidos de casa, em sala.

No dia do Openn day (12 de Outubro), a Dália e a Carla criaram uma sala de recursos onde todos pudemos trocar e cruzar conhecimentos!

 

 
DSC06232
Ciclo da azeitona 10/16/2012

Obrigada avô do Afonso por nos ajudar nesta iniciativa que teve como objetivo “sensibilizar os mais novos para uma atividade ancestral tão importante, mas da qual estão cada vez mais alheados”.

Em breve iremos colocar fotografias das etapas seguintes!

Quando as nossas azeitonas estiverem no ponto, criaremos uma barrquinha onde poderão comprar este produto biológico!  Aguardem! :)

 

 
177
Ida à Quinta Pedagógica dos Olivais 10/16/2012

No dia 11 de Outubro, rumámos até aos Olivais onde em pleno coração da cidade, encontrámos uma quinta pedagógica!

Cheios de curiosidade, ouvimos e vimos, com toda a atenção, o que a nossa guia Margarida nos ia dizendo!

Foi uma manhã fantástica!! 

Chegámos ao dá cá miminhos de coração cheio de tanto alegria!

 

 
DSCN3821
Open day ANIMAIS DA QUINTA 10/16/2012

A Sala Verde explorou os animais da quinta.

Juntos observaram, conheceram os hábitos e características dos diferentes animais.

Os principais animais foram abordados numa perspectiva recreativa e pedagógica.

Conheceram algumas das principais raças e respetivas características, bem como a distribuição geográfica dos diversos animais e a função ou funções para que são criados.

 

 
IMG_8749
Open day ANIMAIS DA SELVA 10/16/2012

Os meninos da Sala Laranja aprofundaram os seus conhecimentos sobre os animais da Selva.

Para além de ser um assunto agradável para as crianças, tem sido uma oportunidade para envolver os pais nas discussões e nas pesquisas que os filhos iniciam em casa. De acordo com as metas de aprendizagem emanadas para a educação pré-escolar, explorar as características dos vários tipos de animais e classificá-los com base em determinados  atributos, tem motivado o grupo e enriquecido as conversas em volta do tapete.
 
Diariamente os meninos trouxeram livros e imagens retiradas da internet, que acabaram por dinamizar os diálogos e estimular atividades.
 

 
DSCN3763
Open day ANIMAIS DOMÉSTICOS 10/16/2012

A Sala Amarela foi reunindo, com o passar do projeto, alguns animais domésticos: 1 tartaruga, 2 canários, 2 peixinhos e 1 hamster. Deste modo, tiveram um contato privilegiado para uma boa aprendizagem ativa!

Juntos descobriram que ter um animal exige alguns cuidados e, sem dúvida, muita atenção e carinho com esses bichinhos!

 

 
IMG_8786
Open day ANIMAIS EXÓTICOS 10/16/2012

A sala Azul foi à descoberta dos animais exóticos!

Vejam as linda cores que encontrámos nestes animais!

 

 
DSCN3824
Open day ANIMAIS JURÁSSICOS 10/16/2012

Para o nosso open day ficar completo, viajámos no tempo e observámos dinossauros!

A exposição ficou extraordinária!

 

 
DSCN3683
Canários espanhóis DÁ e CÁ 10/8/2012

Temos novos residentes oferecidos pela mãe e avó da Mel!! :)

São dois canários timbrados espanhóis (pensamos nós), lindos, lindos!

O Dá é amarelo e a Cá é branca, são muito simpáticos e até dão o ar da sua graça cantando às vezes.

A avó da Mel contou-nos que o macho canta muiiito mas como já tem a fêmea por perto acha que já não se tem de esforçar por encantá-la, eheh! A Cá já está conquistada!

Uma curiosidade bem engraçada, não acham?

Obrigada por estes miminhos

 

 
DSC00061
Parceria de pais 10/8/2012

Hoje recebemos IMENSOS alimentos biológicos!!!!

As hortinhas das nossas famílias estão a crescer em sabor e amor!!!

 

MUITO OBRIGADA :)

 

 
DSCN3720
Peixinhos 10/8/2012

Chegaram mais dois residentes: dois peixinhos, dados pela avó e mãe da Mel, que já estão instalados no aquário que o avô do Diogo Vicente nos deu carinhosamente!!!

A sala Amarela está empenhadíssima em transformar o nosso dá cá num zoo!

MUITO OBRIGADA :)

Atenção chegaram novos amigos!! Smartie, goma e pipoca, sejam bem vindos! Obrigada pais da Inês da Sala Verde.

 

 
DSCN3528
Tartaruga Guga 10/5/2012

 

A Tartaruga Guga é o nosso novo animal! 

Espetacular, andamos  muito entusiasmados com os novos residentes e acreditamos que eles também estão a gostar de nos conhecer!!!

Obrigada Pais do Afonso (Sala Amarela)

Beijinhos

Obrigada obrigada ;) 

 

 
DSCN3496
Educação Alimentar 10/3/2012

Hoje reiniciámos as sessões de Educação Alimentar!

Entrando no tema dos animais, a nossa Beta ensinou-nos o seguinte trava línguas:

O RATO ROEU A ROLHA DA GARRAFA DO REI DA RÚSSIA

Aprendemos de uma maneira super lúdica! Primeiro fizemos associação das palavras a objetos; em seguida, repetimos o trava línguas de diferentes modos e entoações; e, por fim, construímos um ratito com 1 triângulo de queijo, 3 passas, 1 massa esparguete e 2 cereais.

Vejam o fantástico resultado! :)

 

 
DSCN3420
A hamster Mini 10/1/2012

E as surpresas não param de chegar...

Os pais do Diogo (Sala Amarela) presentearam-nos com uma ratinha hamster numa moradia de 5 estrelas!

É tão pequenina e gordinha! 

Tão fofinha e macia!

Sabiam que a palavra hamster tem a sua origem na palavra alemã “hamsteln” que significa armazenar? Pois é! Ela é tão engraçada a comer! 

 

 
DSCN3218
Chihuahua Chantilly Pierre 9/28/2012

A nossa Ana (aquela pessoa especial que nos cativou pelo estômago, eheh) também quis fazer parte do nosso projeto e presenteou-nos com a visita do seu animal de estimação.

Um Chihuahua, de seu nome pomposo Chantilly Pierre, foi à escola! É um cachorro pequenote, delicado, afetuoso, obediente e possessivo (só queria as pernas da sua dona)!

Adorámos brincar com ele! Nós, ele e a bola fomos os melhores amigos!

 

 
DSCN3025
Galinhas Esperança, Fortuna, Matilde 9/28/2012

O nosso projeto coletivo já está a dar frutos ou neste caso, galinhas, eheh!

 

O pai do Santiago (Sala Verde) ofereceu-nos um galinheiro feito pelo próprio para o explorarmos.

Devidamente instalado na nossa hortinha, aguardávamos a chegada das galinhas… Eis senão quando a Dá e a Cá apareceram com uma galinha poedeira!!!

Foi em histerismo que assistimos à sua chegada!

Juntos, e, em conversa com as crescidas, aprendemos que a galinha é uma ave doméstica especialmente criada pelos seus ovos e pela sua carne, boa e nutritiva. É uma ave galinácea, grupo a que também pertencem os perús, as perdizes e o pavão.

É um animal que come de tudo: restos da nossa comidinha, milho e cereais e adoram esgravatar a terra à procura de minhocas e outros vermes.

Já a vimos a dormir no galinheiro, empoleirada numa barra de madeira e com a cabeça debaixo das asas.

Aprendemos ainda que o marido da galinha é o galo e os pintos sãos os seus filhotes.

A galinha carcareja e nós adoramos imitá-la! Viva a galinha Esperança!

 

ATENÇÃO chegaram novas residentes, eheh! Fortuna e Matilde juntam-se à Esperança no fantástico galinheiro

 

 
DSCN3110
Gato Tobias 9/28/2012

 

O gato Tobias da Carlota (Sala Amarela) visitou-nos!

É um gato brincalhão, elegante e branquinho!

A mamã da Carlota explicou que o Tobias já faz parte da sua família há alguns anos e traz muito alegria aos seus dias. É um fiel companheiro!

É meiguinho, gosta de mimos, atenção e de brincar. Miaaaaaaaauuuuu!

 

 
IMG_8364
Roseicolli Mico 9/28/2012

 

A Márcia brindou-nos com a agradável visita do seu animal de estimação: o Roseicolli MICO!

O Mico pertence ao grupo Agapornis e é um “borracho”! Tem umas penas lindíssimas de cor verde, vermelho, laranja e azul.

A Márcia disse-nos que é considerado o pássaro do amor ou periquito namorado pois é inseparável da sua namorada! Gosta muito de atenção e de miminhos e alimentam-se essencialmente de fruta, vegetais, ervas e sementes.

 O seu chilrear é muito baralhuento mas encheu-nos o coração de alegria!!!!

A maioria adorou brincar com este bicharoco mas uns quantos preferiram as pernocas das crescidas… eheh!

 

 
071
Atividades sobre o nosso projeto Os Animais 9/26/2012

Work in progress eheh!

 

 
DSCN2839
Bem vindo Outono 9/26/2012

 

Folhas amarelas, vermelhas e castanhas no chão. Elas caem das árvores e flutuam no ar, proclamando o final de uma vida. O vento leva-as com delicadeza até seu encontro final com os relvados fofos dos jardins ou com o asfalto duro da rua.

Esta estação do ano sugere-nos alguns trabalhos nos quais se destacam as cores típicas da época. Neles podemos encontrar os elementos protagonistas do Outono, como as castanhas, as folhas secas, etc.

Organizámos as várias actividades com a missão de as crianças gozarem da maior autonomia possível, deixando-as desfrutar, ao manipularem diferentes materiais e executarem variadas técnicas (pintura, modelagem, colagem, etc.) até ao culminar da sua obra.

A partir de uma aprendizagem significativa, as crianças constroem o seu pensamento. Este tipo de aprendizagem permite que ela conheça, interprete, utilize e valorize a realidade.

 

Obrigada pelas frutas do Outono... fizemos uma deliciosa salada de frutas!

 

 
DSCN2833
Projeto coletivo Os Animais 9/26/2012

Aqui estamos nós PREPARADÍSSIMOS para dar início ao primeiro projeto coletivo deste novo ano letivo!

Juntos vamos descobrir o reino animal e aprender muitas coisas novas! Iremos compreender que a Natureza é um equilíbrio perfeito mas que precisa de ser bem preservada! Tudo o que nela vive e existe tem um papel fundamental para o nosso equilíbrio!

 

Todos nós gostamos de animais. Podemos até ter medo por não estarmos habituados ao seu contato mas quando surge a hipótese, gostamos de tocar, de tratar e de saber como reagem.

Desde os primeiros anos de escola que as crianças ouvem falar de todo o tipo de animais. Os livros infantis são baseados em histórias com animais. Os animais não desviam o olhar, não gostam mais ou menos de alguém só porque esse alguém não faz parte do grupo. Pelo contrário os animais gostam de quem gosta deles, de quem os trata bem, de quem lhes da carinho. E têm uma vantagem, não falam, não agridem com as suas opiniões, com as suas críticas. Eles comunicam conosco por sentimentos, por reações físicas...

Partindo deste principio é fácil perceber que a proximidade das crianças aos animais é fundamental e daí que tenha surgido a ideia de explorarmos o mundo encantado dos animais!

Num mundo perfeito os animais deveriam fazer parte do dia a dia das crianças.

 

 
DSCN2737
Ano Letivo Novo Sala Amarela NOVA 9/22/2012

Juntos iremos crescer certos e seguros num ambiente familiar e super acolhedor!

 

 
DSCN2731
Ano Letivo Novo Sala Azul NOVA 9/22/2012

Os nossos bebés aqui são e serão TÃO FELIZES!

 

 
DSC09719
Ano Letivo Novo Sala Laranja NOVA 9/22/2012

Exploradores, atores, investigadores, cientistas, mecânicos, bailarinas... aqui somos mestres da brincadeira e é assim que a brincar aprendemos e aprendendo estamos a crescer!

 

 
037
Ano Letivo Novo Sala Verde NOVA 9/22/2012

Estamos a crescer a olhos vistos e há que ter todo um manancial de atividades e espaços que promovam o nosso desenvolvimento em pleno!

 

 
024
O nosso verão foi assim 9/22/2012

Em Julho fizemos inúmeras atividades que nos deixaram de coração CHEIO... com algum tempo de atraso aqui ficam imagens que valem mais do que mil palavras...

 

 
1
Dia da Criança e do dá cá miminhos 6/5/2012

 

O grande dia chegou!!! Para além de ser o Dia da Criança é também o dia do “dá cá miminhos”, completou mais um ano de vida, já conta com 7 anos!

Toda a equipa procurou garantir às crianças um dia magnífico, cheio de magia, repleto de alegria, diversão e muita emoção na companhia dos seus amigos e familiares! E tudo isto no nosso cantinho de sonho com um piquenique no Parque Aventura!

Houve música, bolinhas de sabão, pinturas faciais, jogos, balões, etc. Um dia bem passado e para repetir, até porque todos os dias devem ser dias das CRIANÇAS.

Foi sem dúvida um dia inesquecível, repleto de momentos exclusivos e especiais que terminou com o receber de um presente feito pelas crescidas!

Obrigada famílias por partilhar connosco este dia! Juntos somos uma família lindíssima!

 

 
IMG_7429
Dia da Espiga 5/20/2012
Lembrámos o Dia da Espiga de uma forma tradicional! Os pequenos fizeram pão e os graúdos apanharam flores. Todos levaram um raminho que deverá ser guardado até ao próximo ano e um pão para que este haja na nossa mesa o ano todo!

Atualmente poucas são as pessoas que ainda vão ao campo para apanhar a espiga, tempos houve em que, de norte a sul do país, esta foi uma data faustosa, das mais festivas do ano, repleta de cerimónias sagradas e profanas, que em muitas zonas implicava mesmo a paragem laboral.

O ramo de espiga é composto por um pé de espiga, de oliveira, videira, papoilas, malmequeres ou outras flores campestres. E a simbologia de cada planta, comumente aceite, é a seguinte: o trigo representa o pão; o malmequer o ouro e a prata; a papoila o amor e vida; a oliveira o azeite e a paz; a videira o vinho e a alegria; e o alecrim a saúde e a força.

 

 
DSCN0622
Dia da Europa 5/14/2012

Segundo o site da Wikipédia: "O dia da Europa é uma data comemorativa celebrada anualmente na Europa no dia 9 de Maio.

A 9 de maio de 1950, pelas 16 horas, Robert Schuman, o então ministro dos Negócios Estrangeiros francês propõe a "organização conjunta da produção de base e a instituição de uma nova Alta Autoridade, cujas decisões unam a França, a Alemanha e os países que venham a aderir..." A denominada Declaração Schuman, lançou, nas palavras do Ministro, "os alicerces de uma Federação Europeia, indispensável à preservação da paz", sendo por isso considerado o momento fundador do projeto europeu.

O Dia da Europa é juntamente com a bandeira, o hino, a divisa (Unida Na Diversidade) e o euro, um dos símbolos da identidade comum da União Europeia. Este dia constitui uma oportunidade para desenvolver atividades e festejos que aproximam a Europa dos cidadãos."

 

 
DSCN0472
Dia da Mãe 5/14/2012
Foi um orgulho vermos as mães tão felizes no nosso SPA!

Neste Dia da Mãe apenas uma palavra nos ocorre, mas que contém em si mesma um universo pleno de propósitos e mensagens: “Obrigada!”, num agradecimento nunca terminado, que a quadra popular bem sintetiza: Com três letrinhas apenas / Se escreve a palavra MÃE/ Das palavras pequeninas/ a maior que o Mundo tem.

Feliz dia das mães a todas as mães que a cada dia fazem a vida dos seus filhos mais feliz, mais completa e com certeza mais saudável!

Mamãs esperamos que tenham adorado todos os nossos trabalhos e presente que fora feito com tanto amor e dedicação!

 

 
IMG_7123
Projeto os Transportes 5/14/2012

Acreditamos que educação é a solução para que sejamos cidadãos mais conscientes, daí que tenhamos desenvolvido este projeto para que juntos aprendêssemos mais sobre os meios de transporte.

Obrigada pais por toda a vossa participação! O nosso planeta é muito grande e as nossas pernas muito pequenas!... Daí que o homem, curioso e engenhoso, tenha inventado os Meios de Transporte. As distâncias ficaram mais curtas e ele viu e aprendeu muito mais do que se apenas pudesse andar a pé!

 

 
DSCN0148
25 de Abril 5/3/2012
O Dia da Liberdade é um canteiro

Com flores de todo o ano

E veleiros lá ao largo

Navegando a todo o pano.

E assim se lembra outro dia febril

Que em tempos mudou a história

Numa madrugada de Abril,

Quando os meninos de hoje

Ainda não tinham nascido

E a nossa liberdade

Era um fruto prometido,

Tantas vezes proibido,

Que tinha o sabor secreto

Da esperança e do afeto

E dos amigos todos juntos

Debaixo do mesmo teto.

(in “O livro dos dias importantes)

 

 
166
Dia do Sol 5/3/2012

O Dia do Sol

É um dia luminoso,

Mesmo que chova a cântaros,

Porque aquilo que nos dá

É sempre o melhor que há.

E até mesmo o caracol

Sai da casca e celebra

O doce afago do Sol,

Sem precisar de galochas,

De gabardina ou de cachecol.

Este é o dia do Sol,

Que já foi Deus dos antigos

E que olhando cá para baixo

Conhece bem os seus amigos.

(in "O livro dos dias importantes"

 

 
DSCN0393
Nariz Vermelho 5/3/2012
O Dia do Nariz Vermelho é um dia diferente nas Escolas, em que se realizam diversas atividades que ao mesmo tempo divertem, educam e sensibilizam os alunos para as questões sociais.

Através dessa campanha a Operação Nariz Vermelho pretende sensibilizar todos os alunos para o trabalho desenvolvido pelos Doutores Palhaços nos hospitais, e ao mesmo tempo angariar fundos para o trabalho da Instituição.

MARCA ESTE DIA E ESPALHA ALEGRIA!

http://www.narizvermelho.pt/

 

 
P3140064
Dia dos Direitos do Consumidor 4/18/2012
 Para comprar sem se enganar,

Existem direitos e deveres para utilizar.

 

É preciso saber consumir,

As escolhas certas fazer,

Ter regras e moderação

Para o planeta viver

 

O que nós temos a lucrar é o planeta salvar!

 

 
DSC07684
Os bichinhos da seda chegaram ao dá cá 4/4/2012

As crescidas guardaram os ovinhos dos bichinhos da seda do ano passado e mal chegou a Primavera foram buscá-los e eis que encontraram um “batalhão” de bichinhos da seda.

Inicialmente eram bem pequeninos, quase não os conseguíamos ver!

Sempre com folhinhas de amoreiras e com muito, muito cuidado iremos tratar deles, cheios de curiosidade!

 

 
DSC07687
Páscoa 4/4/2012

Durante a semana (mini semana) fomos assimilando conceitos sobre esta efemeridade. Tudo se torna mais paupável quando as crianças ouvem histórias, assistem a dramatizações, observam imagens… quanto mais reais possíveis melhor!

Os nossos trabalhos refletem as vivências sentidas e experiências vividas.

No dia da Páscoa do colégio (quarta-feira), em conjunto com todos os amigos fizemos o tradicional folar da Páscoa. 

Desejamos a todas as famílias uma DOCE PÁSCOA!
 

 
IMGP2951
Primavera 4/4/2012
 A Primavera é uma estação de alegria, o sol começa a aquecer e as flores começam a florir.

Todos os nossos trabalhos foram pensados para serem bem coloridos e para representarem o nosso próprio espírito alegre e mais leve.

Aproveitamos para promover aprendizagens relativas ao conhecimento do mundo, mas também com referência ao que existe e acontece no espaço exterior (através de deslocações ao exterior ou com recurso a experiências e vivências realizadas pelas crianças no seu contexto social e familiar).

 

 
P3190140
Dia da Agricultura 4/3/2012
 Sabiam que o Dia da Agricultura se comemora a 21 de Março?
 
Os meninos do "dá cá" apesar de terem contacto privilegiado com a sua horta pedagógica neste dia aprofundaram os seus conhecimentos sobre a agricultura com a germinação do feijão! 
 
 

 
IMGP2954
Dia da Mulher 4/3/2012
Dia 8 de Março, um dia muito importante para as mulheres. 

Chegámos à conclusão que as mulheres são mesmo importantes!

Depois ao pesquisar na Internet, ficámos a saber que este dia tem origem nas manifestações femininas, realizadas no início do século XX, na Europa e nos Estados Unidos para lutarem por melhores condições de trabalho e direito de voto. Achámos muita graça ao cartaz que elas levavam na manifestação “Pão e Rosas”, em que o pão simbolizava a estabilidade económica e as rosas uma melhor qualidade de vida.
Para mostrarmos o amor às mulheres mais importantes da nossa vida, fizemos um trabalho para não deixar este dia em branco!

 

 
463
Carnaval 4/2/2012
 

 
DSC04589
Colónia de férias no Parque dos Monges 4/2/2012

É hoje? É hoje?

Finalmente chegou o grande dia das nossas férias...

Cá para nós, as crescidas do "dá cá", só temos a dizer que foram 3 dias de pura diversão!
 
Portamo-nos lindamente, mostrando assim o quanto estamos crescidos!

A saída permitiu partilhar medos, alegrias, conquistar novos patamares do nosso desenvolvimento e criar um espírito de grupo mais forte e unido!

Parabéns a todos por terem sido o nosso orgulho e Parabéns aos pais que, apesar de alguns receios e de coraçaozinho apertado foram corajosos e permitiram esta maravilhosa experiência aos seus filhos!!

Até para o ano!!

 

 
DSC07388
Dia da Água 4/2/2012
No dia 22 de Março comemora-se o Dia da Água. Um importante recurso natural, fonte de vida, que merece cuidado e responsabilidade. 
Juntámo-nos todos no recreio e juntos partilhámos o que sabíamos sobre o tema. Várias coisas foram ditas e todas elas verdades, somos pequenos mas desde cedo que aprendemos a estimar e a poupar este nosso recurso!

Investimos na educação para a preservação do Meio Ambiente desde os primeiros anos de vida, pois acreditamos que de gota em gota uma nova consciência se forma.

 

 
 

 

 
DSC07374
Dia da Árvore 4/2/2012
Tem ramos este dia

E frutos em todos eles.

São ramos feitos de som,

De seiva e de poesia.

Viram-se os ramos para o céu

E pedem mais luz ao sol

E ar puro, para respirar,

Para que o verde seja cor

Que acende no nosso olhar

Esse gosto natural

Pelo que não pode acabar,

Seja o fulgor de uma rosa,

 

 

 
IMG_6161
Dia da Meteorologia 4/2/2012

Para as crianças, as condições atmosféricas são como magia! Com a chegada de cada Estação do Ano surgem oportunidades para a realização de inúmeras atividades de descoberta, de discussão, de representação... O conjunto de atividades desenvolvidas pretenderam envolver as crianças na exploração ativa de várias condições atmosféricas – dias de sol, dias de chuva, dias nebulosos, dias de vento...

Foi super divertido!

 

 
IMG_5662
Dia do Pai 4/2/2012
Na segunda feira chegou o grande dia!!! Comemora-se o dia do Pai, e por isso, os pais foram convidados a participar num agradável torneio de futebol!

Logo de manhã rumámos até à casa do amigo S. (que fica bem perto do nosso “dá cá”) e lá recebemos cheios de palmas, os grandes jogadores da bola!!! Os nossos campeões!

Cada equipa mista (de várias salas) jogou a sua vez e enquanto os nosso papás não jogavam aproveitamos para lhes dar muitos miminhos!

Orgulhosos batemos muitas palmas e demos muitos gritos de apoio!!!

Foi sem dúvida, um dia em grande! Este tempo na companhia dos filhos foi, provavelmente, o melhor investimento de sempre!

 

 
IMG_3706
Dia dos Namorados 4/2/2012

O dia dos namorados está a chegar e do amor vamos falar!

Com tamanho romantismo, claro que a organização de casamentos de S. Valentim nos saltou à ideia!

Junto das crianças organizamos o espaço, as roupas, as alianças, as flores, os convites, etc. Com a vossa ajuda tivemos um delicioso banquete! Obrigada a todos os que assistiram, às mães que ajudaram a formar um coro, aos pais por terem ajudado a servir as bebidas aos pequenos e aos graúdos, aos pais que renovaram os seus votos e ao “Ipadre" Castro!

Foi uma manhã envolvida num cenário perfeito onde se respirava amor, partilha e alegria! Adorámos o momento!

Durante uma semana apelámos ao nosso lado mais romântico e “lamechas” para assimilar algumas noções sobre o Amor

 

 
DSC07020
Ida ao Parque Aventura 4/2/2012
Sempre que o tempo permite, aproveitamos para ir ao Parque Aventura. É um espaço privilegiado que nos proporciona um contacto directo com a natureza! Neste espaço somos livres e brincamos de forma diferente.
As crescidas levam sempre um saco com surpresas… bolinhas de sabão, livros, bolas, etc. Desta forma aliamos os nossos jogos aos espaços físicos que este parque nos oferece.

Adoramos brincar no escorrega, na escalada, com as pedrinhas, mas acima de tudo, adoramos brincar livremente na relva.

 

 

 
DSC04139
SEMANA DA TERRA 4/2/2012
Ao longo da semana dedicámo-nos ao nosso planeta Terra!
As crescidas do "dá cá" proporcionaram-nos variadas actividades ludicas onde aprendemos a brincar, conceitos muito importantes!
 
É esta troca de experiências e vivências que nos fazem ser crianças curiosas, com uma enorme sede de saber!