“
É na família e no meio sociocultural em que vive os primeiros anos que a criança inicia o seu desenvolvimento pessoal e social, constituindo a educação pré-escolar um contexto educativo mais alargado que vai permitir à criança interagir com outros adultos e crianças que têm, possivelmente, valores diferentes dos que interiorizou no seu meio de origem ao possibilitar a interacção com diferentes valores e perspectivas, a educação pré-escolar constitui um contexto favorável para que a criança vá aprendendo a tomar consciência de si e do outro. Desta forma a educação pré-escolar tem um papel importante na educação para os valores.”
In Orientações Curriculares
A criança em Idade Pré-Escolar…
Ao ingressar no Jardim de Infância a criança já adquiriu um sentimento bem equilibrado do seu Eu. Não manifesta acentuada preferência por um outro sexo, sabendo já claramente a que tipo de sexo pertence.
Uma criança de 3 anos de idade inicia o porquê das coisas, ao qual pretende e deverá ter uma resposta. É de salientar que a criança pretende tão-somente uma resposta que faça sentido para ela e não para o adulto.
Contrariamente à criança de 3 anos que é concordante, a de 4 anos é já afirmativa, manifestando por vezes o seu egocentrismo próprio da idade.
Aos 4 anos de idade, a criança alarga o seu campo de acção, não somente a correr, saltar, pular e trepar, mas também nas novas construções de pensamento e nas extravagâncias da sua mente imaginativa.
Os porquês assumem nesta idade o seu esplendor máximo, na medida em que a criança se torna muito faladora, estando igualmente numa fase desenvolvimentista, em particular no que respeita às relações interpessoais e à comunicação social.
Aos 5 anos a criança torna-se mais precisa e factual nas suas explicações e questões. É justo dizer que a criança de 5 anos se sente verdadeiramente segura no seu mundo. E qual é o seu mundo? Um Mundo do aqui e agora, e se o seu mundo tem um centro, esse centro é a Mãe.
Em suma, cada idade deverá ser vivida em esplendor, sem pressa de crescer, pois deste modo o Amanhã virá pleno de novos horizontes!