Com o S. Martinho a aproximar-se, todo o ambiente cheira já a castanhinhas assadas, cozidas e tá cruas, pois a maioria de nós gosta delas seja de que modo for…
Estamos habituados a ver as castanhas dentro de pequenos cartuchos de jornal, mas em virtude do nosso tema deste ano ser Imaginação, decidimos “criar” castanhas engraçadas e muito bem vestidas, aludindo à história da Maria Castanha.
Assim, hoje a responsabilidade de dinamizar a 6ª feira foi da Sala Laranja, que tendo à sua disposição um fantocheiro de sala, fez uso dele e o resultado foi aplaudido.
De um modo geral, as crianças apreenderam a história e os seus personagens, tendo entendido o porquê do nome Maria Castanha – o facto de ser uma menina de raça negra.
A fase de desenvolvimento desta atividade foi com o realizar da Maria Castanha de cada criança, tendo para sido utilizados diversos materiais de expressão plástica, entre os quais:
Paus de espetada, filtro de café, castanhas;
Materiais de colagem: papéis de diversas cores e texturas, lãs, tecidos, botões, cola, tesoura…
Cada criança decidiu como pretendia animar a sua castanha “Maria” e logo lá em casa e durante o fim de semana os pais poderão assistir, gratuitamente, a uma encenação de seus filhos. Digam lá que as crianças também não são amigas da troika?
|